Treinamento de MASP (Metodologia para Análise e Solução de Problemas) no SENAI-MT

 

Amanhã, segunda-feira, estarei ministrando um treinamento no SENAI-MT, em Cuiabá / MT. O assunto principal deste treinamento será sobre a Metodologia de Análise para Solução de Problemas (MASP), sendo que o treinamento será com as empresas participantes do Programa Quali Mato Grosso, ou seja, Programa Mato-Grossense da Qualidade.

Porque precisamos de uma metodologia para resolver problemas?

Porque a experiência diz-nos que se não atacarmos os problemas de forma sistêmica, procurando realizar uma análise ao mesmo tempo abrangente e profunda que identifique as suas causas primárias, eles simplesmente voltarão a ocorrer. Ao longo do tempo, a prática de se tentar resolver problemas de forma rápida e instintiva acaba criando o hábito de “apagar incêndios”.

Nunca temos tempo para melhorar, e acabamos por nos acostumar com problemas repetitivos como se fossem “coisas da vida”. Esta postura inadequada para um ambiente competitivo de negócios, reproduzida diariamente por toda a empresa, acaba acarretando altos custos internos e sérios prejuízos de imagem junto aos clientes.

Mas se fizermos tudo certo na primeira vez, não deveremos ter mais problemas?

Infelizmente, está errado. Por melhor que sejam os planejamentos e controles que façamos, a complexidade e o dinamismo dos negócios acabarão nos brindando com uma dose maior ou menor de problemas para serem resolvidos. Equipamentos falham, procedimentos variam, alguém comete um erro, os clientes mudam de idéia, os concorrentes introduzem algo novo, a tecnologia evolui e imprevistos simplesmente acontecem.

O grande objetivo da Metodologia de Análise e Solução de Problemas é eliminar a possibilidade de reincidência de um dado problema.

Eu sou uma pessoa inteligente e com boa formação, portanto apta a resolver problemas. Acho que não preciso “aprender” esta metodologia, cujas etapas, aliás, são bastante óbvias e intuitivas…

Não deixe a simplicidade e a lógica cristalina do MASP iludi-lo e levá–lo a uma atitude de menosprezo. O MASP é uma metodologia poderosa, quando implementada com alto grau de disciplina e profissionalismo.

O domínio no uso da metodologia e das técnicas que lhe dão suporte não tem nada de intuitivo. Entretanto, o grande desafio é fazer com que o MASP seja aprendido e utilizado por todos, a ponto de se tornar uma “linguagem comum” para o trabalho de grupos em todos os níveis na empresa.

Os métodos de análise e solução de problemas (MASP) trazem diversos benefícios para a vida corporativa, mas que também podem ser aplicados no âmbito pessoal, entre eles:

  • Permitem que os problemas sejam resolvidos racionalmente;
  • Elevam as habilidades pessoais para resolução de problemas;
  • Permitem que as pessoas entendam o ponto de vista do controle de qualidade;
  • Fornece benefícios tangíveis principalmente em termos de Qualidade;
  • Aumenta o padrão de gestão;
  • Melhora a comunicação no local de trabalho;
  • Estimula o ciclo do controle de qualidade.

2 Responses

  1. Simples Soluções » Blog Archive » Dica de Vídeo – O Problema não é meu! Says:

    [...] durante um treinamento que ministrei no SENAI-MT, um dos participantes, convidou-me a assistir um vídeo da SIAMAR. O título do vídeo é [...]

  2. HUDSON Says:

    GOSTEI MUITO OK

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.