A mulher no mercado de trabalho (Paula Jardim)

Neste dia em que comemoramos o dia Internacional da Mulher, aonde diversas e justas homenagens são prestadas, cabe uma pequena reflexão sobre uma das inúmeras facetas assumidas pelas mulheres em suas jornadas: A vida profissional.

Tendo acompanhado o mercado de trabalho como participante dele e como gestora de empresa, percebo algumas características marcantes desta nova geração de mulheres em busca de um espaço no mercado.

É notável o crescimento da importância do papel das mulheres dentro das empresas. Além de mais preparadas academicamente, elas tem tomado literalmente a frente em todos os segmentos e postos de trabalho. As mulheres são mais arrojadas, ambiciosas e determinadas. Tem em sua grande maioria, a convicção de suas qualidades e ambicionam por liderança e espaço para exposição de suas idéias. São também mais flexíveis e multifuncionais, pois sabem administrar muito bem várias funções ao mesmo tempo.

Percebo dentro deste contexto, que as mulheres não mais se condicionam a terem seu trabalho apenas como “complemento” da renda familiar. São filhas, esposas, mães, estudantes, e também chefes de família que tem em sua fonte de renda e trabalho muitas vezes como a fonte principal de sustento da sua família.

Acredito que todos esses avanços conquistados nas últimas gerações de mulheres guerreiras, perseverantes e batalhadoras são hoje assumidas plenamente pela geração atual. Lamento apenas que em algumas cabeças de gestores ou de empresas que logo estarão fora do mundo competitivo, insistir na injusta discriminação de salários entre homens e mulheres. Sabe-se que mesmo melhor qualificada academicamente e profissionalmente, as mulheres recebem menos que os homens que ocupam os mesmos cargos. Esta ainda é uma batalha a ser vencida por cada uma de nós, entre tantas outras já vencidas. Temos de ser fortes, determinadas, preparadas, vencer a TPM de cada mês, isso tudo sem perder a sensibilidade, a feminilidade.

Parabéns a todas as mulheres neste dia em especial. Muita força e sucesso a todas nós!!

Paula Jardim Administradora de Empresas, formada em Comércio Exterior e Pós Graduada em Administração de empresas de Serviços pela UNISINOS. Atualmente é Gestora Administrativa da AIL- Acessos Internacionais Logística Ltda.

Para retornar ao post central “Dia Internacional da Mulher, mais do que comemorar, devemos refletir!”, clique neste link.

One Response

  1. Simples Soluções » Blog Archive » Dia Internacional da Mulher, mais do que comemorar, devemos refletir! Says:

    [...] “A mulher no mercado de trabalho” (Paula Jardim); [...]

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.