A autodisciplina é fundamental! (Parte 1)

meditacao

Autodisciplina é a capacidade de ter o controle do seu comportamento para conseguir certos objetivos. Ela necessita de responsabilidade, metas claras e técnicas. Podemos utilizá-la em todas as áreas da vida, porém, a que mais precisa desta habilidade é a profissional. Mesmo um indivíduo com vários talentos precisa ter disciplina para poder administrá-los.

Os consultores de RH, afirmam que, quando achamos um individuo que é bem-sucedido em tudo o que faz, geralmente é verificado que essa pessoa é muito disciplinada. A função da autodisciplina é controlar o talento existente na pessoa. Quando se é talentoso e não possui disciplina, não há gerenciamento dos papéis. Sem ela, ninguém irá crescer em nenhum segmento da vida.

Para os psicólogos, ser auto disciplinador é essencial nos dias de hoje. Com tantos direcionamentos que são dados as pessoas, é imprescindível que elas tenham auto-controle.

A “dose correta” de autodisciplina: não é necessário ser radical consigo mesmo ou de impor limites. Ao contrário do que muitos pensam, a autodisciplina nos dá a liberdade de escolher, pois é uma escolha pessoal, independente de pressões da sociedade. Porém, certas pessoas passam da dose e ficam bastante metódicas, o que pode prejudicar a sua criatividade e até os seus relacionamentos.

Atenção! Toda a qualidade exagerada pode atrapalhar inclusive a autodisciplina. Quando você nota que os outros que o cercam, como os seus filhos, seu marido ou esposa, seus funcionários, têm dificuldade de conversar com você, já que não “marcaram”, realmente já é um exagero!

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.