1ª. Feira de Descarte de Equipamentos de Informática no dia 04/12/2010 – Porto Alegre / RS (Por Daniela de Matos)

Sem títuloProjeto Inédito da Prefeitura Municipal de Porto Alegre / RS, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e DMLU prevê o gerenciamento correto de resíduos tecnológicos.

Com a missão de articular a execução de políticas públicas de fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no município de Porto Alegre / RS, a Inovapoa e o DMLU promovem no dia 4 de dezembro de 2010, a I Feira de Descarte de Equipamentos de Informática. No dia do evento, os porto-alegrenses poderão levar seus computadores e periféricos antigos para descarte na Usina do Gasômetro, das 09h às 18h. O evento tem patrocínio da empresa Leroy Merlin.

A iniciativa propõe alternativas para uma vida sustentável, onde pequenos gestos podem se transformar em revolucionárias mudanças e mais qualidade de vida para nossa sociedade. Conciliando o desenvolvimento econômico e o avanço tecnológico com a preservação ambiental, a feira será palco de uma campanha inédita que pretende movimentar milhares de gaúchos.

O DMLUDepartamento Municipal de Limpeza Urbana estará encaminhando os equipamentos arrecadados para reuso e reciclagem em empresas especializadas em reciclagem de plásticos, metais e placas de circuito impresso, como o CRC Cesmar – Irmãos Maristas, que farão o recondicionamento dos equipamentos que puderem ser recuperados. Os computadores que puderem ser reutilizados serão entregues para instituições beneficentes. E aqueles que não puderem ser recuperados terão um tratamento e uma destinação correta e adequada, a fim de não poluírem mais o meio ambiente, garantindo assim uma melhor preservação da natureza.

A tecnologia faz coisas maravilhosas pela sociedade com seus grandes adventos. Por outro lado, a velocidade da evolução dos produtos faz com que os equipamentos fiquem obsoletos. Desta forma, a Feira será a 1ª ação do Plano Municipal de resíduos sólidos específicos para equipamentos eletrônicos.

Participe e faça a sua parte! Estamos esperando por você! Não fique fora desta corrente! Informações pelo telefone: 51 3289-7300.

Entidades apoiadoras: Carris, Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMAM, Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC, Procempa e Sindilojas.

CURIOSIDADES SOBRE SUCATA ELETRÔNICA:

  • São descartadas 500 mil toneladas de sucatas eletrônicas por ano no País;
  • O lixo eletrônico representa 5% de todo o lixo gerado pela humanidade, e;
  • Possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos: mercúrio, cádmio, berílio e chumbo que no solo, contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar e nos lixões podem causar doenças graves em catadores.

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.