Foi publicada a nova versão ISO 19011 – Auditorias dos Sistemas de Gestão

Conforme o nosso post anterior, do dia 20/10/11 (clique aqui), a ISO publicou a norma ISO 19011:2011 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, substituindo a versão de 2002. Por enquanto, somente em inglês e francês, podemos adquirir esta norma.

Esta norma é orientativa, ou seja, fornece orientações sobre os princípios de auditoria e dá orientações sobre o gerenciamento de um programa de auditoria e a condução de auditorias de sistemas de gestão, bem como sobre a avaliação da competência das pessoas envolvidas no processo de auditoria, incluindo a pessoa que gerencia programas de auditoria, os auditores e as equipes de auditoria.

A ISO 19011:2011 é aplicável a todas as organizações que necessitam gerenciar /planejar, conduzir e acompanhar o desempenho das auditorias internas ou externas de sistema de gestão.

A aplicabilidade desta nova versão da ISO 19011, não se restringe somente a gestão pela qualidade e ambiental, ou seja, pode ser aplicada para outros escopos de gestão, por exemplo, saúde e segurança ocupacional, segurança da informação. Desde que seja dada atenção especial à competência especifica necessária dos auditores a serem capacitados ou reciclados.

Esta nova versão da ISO 19011 será muito importante para dar suporte à realização de auditorias de Sistemas de Gestão de Riscos.

Para maiores informações e para “clarear” os nossos leitores, recomendamos a leitura do post: A ISO 19011 na revisão 2011 – Auditorias dos Sistemas de Gestão

A Simples Soluções está capacitada para realizar treinamentos de capacitação ou reciclagem de auditores internos baseado nesta nova versão. Entre em contato conosco (clique aqui), e poderemos dimensionar a melhor solução para cada realidade / necessidade.

Caso tenham interesse em adquirir a norma ISO 19011:2011 nas suas versões em francês e / ou inglês, acesse a pagina de compra da ISO, através do deste link.

Caso queiram aguardar a versão em português, mas pelo menos “matar” a curiosidade sem investir na compra ainda, convidamos a acessar a DIS da ISO 19011:2011 através do seguinte link.

Quando tivermos notícias atualizadas sobre a versão em português, iremos divulgar em nosso weblog.

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.