ISO 9001 e PGQP / Programa QUALI-MT – “Dois corpos podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo!” – Parte 3

Dando continuidade ao post anterior (clique aqui).

Comparando um sistema com o outro, a própria norma ISO 9001 reconhece a similaridade que há entre a própria ISO 9001 e os modelos de excelência em gestão. Transcrevo abaixo, na íntegra, o item da ISO 9001 que aborda esta relação:

2.12 Relação entre sistemas de gestão da qualidade e modelos de excelência

As abordagens dos sistemas de gestão da qualidade apresentados nas normas da família NBR ISO 9000 e nos modelos de excelência organizacional são baseadas em princípios comuns. As duas abordagens:

a) permitem a uma organização identificar seus pontos fortes e seus pontos fracos;

b) permitem disposições para a avaliação com base em modelos genéricos;

c) fornecem uma base para a melhoria contínua, e;

d) prevêem disposições para o reconhecimento externo.

A diferença entre a ISO 9001 e os modelos de excelência está no escopo da sua certificação. A ISO 9001 fornece requisitos para o sistema de gestão da qualidade e diretrizes para melhoria do desempenho, as avaliações / auditorias dos sistemas da qualidade determina o atendimento desses requisitos. Os modelos de excelência contém critérios que permitem uma avaliação comparativa do desempenho da organização e é aplicável a todas as partes interessadas de uma organização. Os critérios de avaliação dos modelos de excelência fornecem uma base para uma organização comparar o seu desempenho com o desempenho de outras organizações.

Acompanhe na tabela abaixo as principais diferenças entre os requisitos da Norma ISO 9004 e os critérios do PGQP e QUALI-MT:

Apresentação1

Quando implementada de uma maneira inteligente e bem conduzida, uma certificação ISO 9001 pode trazer resultados surpreendentes a qualquer organização. Mesmo sendo uma pressão do mercado ou dos clientes. A adequação do sistema de gestão frente a um modelo de excelência fornece todo o suporte necessário à busca contínua e permanente da melhoria, de maneira que possamos ser hoje um pouco melhor do que fomos ontem, sem ter a pretensão de buscar a perfeição. Ambos os sistema possuem grandes similaridades e cabe ao gestor da organização ponderar entre um ou outro. De qualquer forma, um não exclui o outro e pode-se sim trabalhar os dois de forma simultânea.

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.