Whatsapp: 54 99999-9999 contato@simplessolucoes.com.br

156

Recebi através do meu twitter, do website da Revista Veja, uma noticia extremamente “pé no chão” sobre o mercado da construção civil para o próximo ano, o título é impactante: “Expansão da construção civil vais desacelerar em 2011”.

No artigo em questão, através da análise do Indice Nacional de Custos da Construção Civil, o INCC-M, de janeiro a novembro deste ano, este indicador acumulou uma expansão de 6,95%, sendo que o componente “mão de obra” foi o que mais pressionou, com alta de 8,73%. Particularmente considero esta limitação de falta de mão de obra nos canteiros de obra uma excelente oportunidade para que as empresas deste segmento apostem em sistemas construtivos mais produtivos, desde serviços de execução baseado em blocos de alvenaria até sistemas de gestão, estilo “Lean Construction”.

Mesmo, neste artigo, contando com um cenário menos aquecido para 2011, os empresários da construção civil se mostram otimistas com o desempenho do setor, pois o crédito seguirá em expansão e os lançamentos de imóveis serão voltados para os segmentos de média e baixa renda – principais alvos do programa habitacional do governo, ou seja, o “Minha Casa, Minha Vida”. Particularmente, esta previsão nos entusiasma, visto que conforme comentamos em outro post (clique aqui), os empresários interessados em construir empreendimentos por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” ou do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) terão de ser certificados ou estar em processo de certificação no PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) para ter acesso aos financiamentos!

Bom, convido-os a ler o artigo da Revista Veja na integra, clicando aqui.

Aguardamos os seus comentários sobre os cenários / perspectivas da construção civil para 2011, mas fica a pergunta do título deste post como reflexão: Construção civil vai desacelerar em 2011 ou terá oportunidade de melhorar?