Whatsapp: 54 99999-9999 contato@simplessolucoes.com.br

Danca com Lobos

Kevin Costner protagoniza, produz, dirige (pela primeira vez) e ainda dá pitacos no roteiro. Dança com Lobos é perfeito tecnicamente, pois a excepcional fotografia e a competente trilha sonora emprestam certo teor de obra-prima ao filme.

Durante a Guerra Civil Americana, o jovem Tenente John Dunbar (Kevin Costner) protagoniza um ato heróico e, por sua opção, vai servir em uma região infestada de índios. Ao invés de participar de algum extermínio, ele consegue uma ousada aproximação com os nativos, descobrindo sua cultura, costumes e seu modo de comunicação. Vencedor de 7 Oscar, incluindo Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Fotografia, Dança com Lobos é um filme tão intenso quanto sua.

Sem muita coisa para se preocupar, John Dunbar vai mantendo um diário onde anota suas atividades, inclusive seus primeiros encontros com os Sioux. Ele registra como essa tribo é cautelosa e precavida com os estranhos. Não obstante, aos poucos os índios vão se aproximando e, por fim, conseguem comunicar-se com ele; para isso é trazida uma mulher chamada ‘Stands With a Fist’ (De Pé com Punho) que é branca mas foi criada pelos Sioux, especificamente por ‘Kicking Bird‘ (Pássaro Esperneante), após sua família ser massacrada pela tribo ‘Pawnee‘. Visto que fala inglês, ela passa a ser intérprete entre John Dunbar e os índios. O tenente passa então a viver com a tribo, que lhe dá o nome de ‘Dança com Lobos‘. A convivência com os indígenas faz com que ele vá adquirindo seus costumes, ao mesmo tempo em que ganha respeito dos nativos e conquista ‘De Pé com Punho‘.

DANA_C~1

Ao descrever uma cena onde ‘Dança com Lobos’ tenta se comunicar pela primeira vez com alguns índios, o diretor cria uma situação muito clara de como a comunicação é importante. Ao passo que os gestos evoluem e os homens começam a se entender, há uma perfeita ilustração do exercício comunicativo ganhando forma em prol do sucesso. A vontade de se comunicar e aprender, aqui, exerceu uma forte influência no resultado final, pois se qualquer coisa tivesse sido dita (ou expressa, neste caso) e incompreendida, a confusão estaria formada – e qualquer gestor sabe que o início, as raízes da iniciação comunicativa são essenciais e devem ser tratadas com cuidado. No caso do filme, serviu como base para toda a amizade que se estenderia pela eternidade. Já num ambiente empresarial poderia significar o primeiro passo de uma bem sucedida parceria (seja interna ou externamente). A própria acepção literal do termo comunicação representa, etmologicamente, o sentido de “colocar em comum”, de compartilhar.