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A AgendaTítulo do livro: AGENDA, A – O novo ciclo da economia baseada no cliente.

Autor: Hammer, Michael.

Editora: Campus.

Resumo do livro:

Como conceber produtos e serviços que cativem os clientes e depois desenvolvê-los e produzi-los com lucro para satisfazer os acionistas?

Como destacar-se de outras empresas com ofertas semelhantes e metas idênticas, e ao mesmo tempo preservar o sucesso em face da mudança?

Definir a agenda que se adapta ao momento gerencial atual é a missão deste livro.

Os nove capítulos do livro tratam dos nove tópicos da agenda de negócios da economia do cliente – Os dois primeiros traduzem trivialidades sobre os clientes e definem duas estratégias específicas que diferenciarão as empresas de concorrentes; O terceiro e o quarto itens da agenda tratam da questão dos processos e da necessidade de organização e gerenciamento das empresas ; O quinto trata de uma nova abordagem à mensuração para a melhoria do desempenho do negócio ; O sexto item propõe que se redefina o papel dos gerentes ; Os últimos três exploram o poder da Internet para interligar as empresas entre si.

Comentários sobre a leitura do livro, por Eduardo Mayer Fagundes:

Neste livro, Michael Hammer mostra como as empresas devem atuar na “nova economia” que, segundo ele, é a economia dos consumidores.  Nessa economia os consumidores recusam-se a aceitar altos preços, baixa qualidade e péssimos serviços.

Os consumidores assumiram o controle da economia. A razão para essa troca de poder é que a tecnologia da informação permitiu comparar preços e produtos.  Ao mesmo tempo a tecnologia mudou, drasticamente, o ciclo de vida dos produtos e colocou os fornecedores na defensiva.

O fim do domínio dos fornecedores sobre os consumidores transformou as regras na nova economia.

O livro apresenta nove propostas para a sobrevivência das empresas nessa economia dominada pelos consumidores.

  1. Torne o seu negócio fácil para os consumidores. Apresentando uma única face para seus consumidores é uma das maneiras de simplificar a interação com eles.
  2. Adicione valor aos consumidores. A missão de sua empresa é resolver os problemas dos consumidores e não vender produtos.
  3. Seja obcecado por processos. Não foque em atividades individuais, tenha foco nos processos onde as atividades devem trabalhar em conjunto.
  4. Coloque criatividade dentro do seu processo de trabalho. Criatividade não significa caos, ao contrário ele exige uma melhor disciplina e  ambientes coordenados.
  5. Livre-se de sua estrutura organizacional. Dinamismo, respeito aos líderes e times motivados não precisam de comandos hierárquicos.
  6. Use as medições para melhorar, não para contar. Não meça para coletar dados, mas na coletar informações para melhorar a performance.
  7. Venda através, e não para seus canais de distribuição. Muitas organizações esquecem que os intermediários não são seus clientes. Os usuários finais é que são seus clientes.
  8. Persiga os limites da eficiência. Estabelecer um processo de colaboração criativo com seus parceiros externos é essencial.
  9. Perca sua identidade dentro de uma empresa estendida. Sua empresa não é uma entidade isolada, mas ela é um elemento dentro de um grande sistema.

A seguir, no link abaixo, poderão ter acesso a uma resenha deste livro.

Resenha do livro “A Agenda” .